Regras

Uniforme

Material do Kimono

Os kimonos devem ser confeccionados em algodão ou tecido similar. O material não deverá ser muito espesso ou duro de modo a impedir que o oponente faça a pegada. Nas categorias Juvenil, Adulto e Master, é obrigatório o uso de kimono trançado.

Cor dos kimonos e patches

Os kimonos devem ser feitos em cores uniformes. São permitidas as cores branco, azul royal ou preto. Não são aceitos kimonos com paletós e calças de cores diferentes, assim como não serão aceitos kimonos com golas de cores diferentes. É proibido o uso de kimonos pintados em qualquer parte a não ser que seja a logomarca de sua academia ou de seu patrocinador e apenas nos mesmos locais permitidos para os “patches”. Mesmos nos casos permitidos, o atleta será obrigado a trocar de kimono caso a tinta manche o kimono do adversário. Os patches ou bordados só podem estar presentes nos locais autorizados. Os patches devem ser de tecido de algodão e devem estar devidamente costurados. Todos os patches descosturados ou em locais não autorizados devem ser retirados antes da checagem do kimono.

A Faixa

O atleta deve utilizar uma faixa resistente de 4 a 5 cm de largura, cuja a cor corresponda à graduação com a ponta preta, exceto faixas pretas, que terá a ponta branca ou vermelha. Essa deve ser usada sobre o paletó, dando duas voltas na altura da cintura e sendo amarrada com um nó duplo, suficientemente apertada para impedir que o paletó se solte. Após o nó duplo, cada ponta da faixa deve ter entre 20cm e 30cm de comprimento.

Medidas do Kimono

O paletó deve ir até as coxas do atleta e o comprimento mínimo das mangas deve alcançar até 2 cm da articulação dos punhos dos atletas quando os braços estiverem esticados para frente paralelo ao solo.

A calça do kimono deve ter comprimento mínimo de 2 cm acima do maléolo tibial (osso do tornozelo).

A checagem vai verificar se estão dentro do padrão exigido, as seguintes medidas: expessura da gola do kimono (1,3 cm); largura da gola do kimono (5 cm); folga da manga do kimono em toda a sua extensão (7 cm).

Outras exigências

Não é permitido o uso de camisas por baixo do kimono, com exceção do feminino.

Na categoria feminino, é obrigatório o uso de camisa de tecido elástico colada ao corpo por debaixo do kimono, com mangas curtas ou compridas, sem a necessidade de respeitar as exigências em relação a cor da faixa de graduação. Também é permitido o uso de roupa de banho em peça única (maiô) ou top de ginástica.

O uso de qualquer tipo de calça por baixo da calça do kimono é proibido, com exceção do feminino, que fica permitido o uso de calça de material elástico colada ao corpo por debaixo da calça do kimono, desde que seja de comprimento menor do que a calça do kimono.

Os atletas devem utilizar roupas íntimas. O uso de roupa de baixo no estilo “fio dental” ou “tanga” é proibido, sendo aceito apenas o estilo “sunga”.

Os kimonos não podem apresentar remendos, rasgos, estar molhados, sujos ou apresentar odores desagradáveis.

O atleta pode pesar sem cotoveleiras e joelheiras, mas tem que colocar as mesmas para a checagem de kimono.

O atleta deve apresentar unhas dos pés e das mãos cortadas e curtas.

Cabelos longos devem ser presos para não causar incômodo ao outro competidor.

O atleta será desclassificado caso apresente pintura nos cabelos ou maquiagem no rosto que durante a luta suje o kimono do adversário.

O atleta deve utilizar calçados até a beira da área de luta nos locais onde isso for permitido.

Após a pesagem, o Fiscal de kimonos deve checar os atletas para verificar possíveis problemas de pele.
• O atleta que apresentar lesão de pele percebida pelo fiscal será encaminhado ao setor médico do evento.
• O atleta deve apresentar atestado assinado por médico declarando que a lesão percebida não é contagiosa e não representa perigo para os demais competidores.
• Para a organização do evento, o médico do campeonato tem a palavra final quanto à liberação ou não do atleta para competir.

Jiu-Jitsu sem kimono (NOGI)

Camisas

Para ambos os gêneros deve ser usado camisa de tecido elástico (colado ao corpo) com comprimento que cubra a linha da cintura da bermuda, de cor preta, branca ou preta e branca, e com pelo menos 10% na cor referente à graduação (faixa) a que o atleta pertence. Camisas 100% na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence também são aceitas.

Obs.: Para as categorias de faixa preta será́ tolerado uma pequena área na cor vermelha, mas sem descaracterizar a cor da graduação do atleta.

Bermudas para homens

Bermuda nas cores preta, branca, preta com branca e/ou na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence, sem bolsos ou com bolsos completamente fechados por costura, sem botões, cordões expostos, fechos ou qualquer peça plástica ou metálica que apresente risco ao adversário, e com o comprimento que atinja no mínimo abaixo da metade da coxa e no máximo até o joelho.

É permitido o uso de calça de tecido elástico (colado ao corpo) por debaixo da bermuda, nas cores preta, branca ou preta com branca e/ou na cor da graduação (faixa) a que a atleta pertence.

Os atletas devem utilizar roupas íntimas. O uso de roupa de baixo no estilo “fio dental” ou “tanga” é proibido, sendo aceito apenas o estilo “sunga”.

Shorts, shorts de compressão e calças para mulheres

Short, calça de tecido elástico (colado ao corpo) e/ou bermuda nas cores preta, branca, preta com branca e/ou na cor da graduação (faixa) a que a atleta pertence, sendo a bermuda sem bolsos ou com bolsos completamente fechados por costura, sem botões, fechos ou qualquer peça plástica ou metálica que apresente risco a adversária, e com o comprimento que atinja no mínimo abaixo da metade da coxa e no máximo até o joelho.

Os atletas devem utilizar roupas íntimas. O uso de roupa de baixo no estilo “fio dental” ou “tanga” é proibido, sendo aceito apenas o estilo “sunga”.

Mais dúvidas? Consulte o livro de regras da AJP clicando no botão abaixo.

LIVRO DE REGRAS AJP